Ex-presidente Lula anuncia que não  votou neste domingo



Justificativa dada pelo ex-presidente Lula é a de que, por ter mais de 70 anos, não é obrigado a participar das eleições
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que não irá votar no segundo turno das eleições municipais. Será a primeira vez que o petista não comparecerá às urnas. A justificativa dada é a de que, por ter mais de 70 anos de idade, não é obrigado a participar da votação, que ocorre em 57 cidades brasileiras. A informação foi confirmada pelo Instituto Lula.
Apesar de o voto ser, de fato, facultativo para maiores de 70 anos, a abstenção do ex-presidente tem relação com o fraco desempenho do PT nas eleições deste ano, em especial em São Bernardo do Campo, cidade da Grande São Paulo onde o petista reside e começou sua carreira política.
No município paulista, o candidato do PT, Tarcisio Secoli, ficou em terceiro lugar na disputa para prefeito no primeiro turno, realizado no último dia 2. Ele teve 84.768 votos, o equivalente a 22,57% do total.  A cidade é governada desde 2008 pelo petista Luiz Marinho, que é afiliado político de Lula e foi ministro da Previdência Social e do Trabalho.
O segundo turno em São Bernardo é disputado entre o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e o deputado federal Alex Manente (PPS). No primeiro turno, eles tiveram 169.310 e 106.726 votos, respectivamente.
Apesar de o PT não ter formalizado apoio a nenhum dos dois candidatos, lideranças do partido, incluindo algumas ligadas ao movimento sindical, optaram por apoiar o postulante do PPS.  Por outro lado, o PCdoB, que é aliado histórico do PT, declarou o voto ao tucano. O anúncio foi feito pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Cenário nacional

Abalado por escândalos de corrupção e pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o PT teve desempenho fraco em 2016. Das 57 cidades que foram para o segundo turno, o partido participa de apenas sete, sendo somente uma capital, Recife (PE). Os outros municípios que contam com candidatos petistas são Santa Maria (RS), Mauá (SP), Santo André (SP), Juiz de Fora (MG), Anápolis (GO) e Vitória da Conquista (BA). Já o PSDB participa do pleito em 19 colégios eleitorais, enquanto o PMDB disputa 15.
LEIA MAIS: Articulador do impeachment, PMDB é o partido com mais candidatos no País
Nas eleições de 2012, o PT elegeu 638 prefeitos em todo o Brasil. Neste ano, conseguiu a vitória em somente 256 municípios, número que pode subir para 263 caso vença em todas as cidades onde disputa o segundo turno.
IG


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4OGYcyXn9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog