Frota de veículos aumenta 256% no RN em 15 anos, diz CNT

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), através do primeiro Anuário CNT do transporte no Brasil, mostra que a frota veicular do Rio Grande do Norte cresceu 256,14% nos últimos 15 anos, passando dos 311 mil veículos para 1,110 milhão em 2015.
O aumento da frota foi puxado pelo crescimento expressivo da quantidade de motocicletas. Este tipo de veículo aumentou 397% em todo o Rio Grande do Norte, passando das 78 mil unidades em 2001 para as 389 mil motocicletas emplacadas de 2015.
Os automóveis também registraram aumento substancial. A frota de carros subiu de 311 mil para 1,11 milhão em 15 anos, um salto de 256%.
No entanto, a malha viária total no Rio Grande do Norte não acompanhou a evolução da frota. Em 2015, a malha potiguar – o que inclui vias pavimentadas e não pavimentadas – foi calculada em 28 mil quilômetros, segundo o CNT. Houve aumento de 0,68% no período.
Além disso, a malha pavimentada total aumentou 4,83% em 15 anos, passando de 4,343 mil quilômetros com pavimento em 2001 para 4,545 mil quilômetros em 2015. No mesmo período, o total de estradas pavimentadas no Brasil observou aumento de 23%.
Outro dado preocupante trazido pela pesquisa é de que 16% de todas as vias potiguares estão completamente pavimentadas. O porcentual é o mesmo de 2001.
Apesar do crescimento menor que a média nacional, a pesquisa mostra que a qualidade das estradas potiguares melhorou. Em 2001, 54% das vias potiguares eram consideradas ruins ou péssimas. Já em 2015, este número caiu para 23%.
Em 2015, último ano do levantamento, 9% das vias foram avaliadas como ótimas. No primeiro ano da pesquisa, por sinal, nenhum trecho viário obteve esta classificação. Outras 32% foram classificadas como boas e 35% como regulares. “O investimento em infraestrutura foi baixo", diz a entidade, em relatório.
Segundo o levantamento da CNT, a malha rodoviária do Brasil em 2015 totalizava 1,72 milhões de quilômetros, sendo 1,352 milhões de quilômetros de vias não pavimentadas (78,6%), 157,5 mil quilômetros de malha planejada (9,2%) e 210,6 mil quilômetros de malha pavimentada (12,2%).
De acordo com o anuário, os Estados com maior malha pavimentada em 2015 são Minas Gerais (25.823,9 km), São Paulo (24.976,6 km), Paraná (19.574,1 km), Bahia (15.910,7 km) e Goiás (12.760,6 km). Já aqueles que têm menor malha pavimentada são Amazonas (2.157,0 km), Acre (1.498,2 km), Roraima (1.462,8 km), Distrito Federal (908,0 km) e Amapá (528,1 km).
Ainda em relação ao segmento rodoviário, o levantamento revela que a frota de veículos do Brasil passou de 31,913 milhões em 2001 para 90,686 milhões em 2015, uma alta de 184,2%. No período em questão, a frota de motocicletas cresceu 402,2%, enquanto o número de automóveis aumentou 134,6% - o total de ônibus aumentou 115,5% e a frota de caminhões cresceu 81,7%.
Além disso, a CNT revela que a média de idade da frota de ônibus urbanos diminuiu, passando de 5,1 anos em 2001 para 4,7 anos em 2015. "Com ônibus mais novos, aumenta a segurança e a qualidade do serviço prestado aos usuários".
Ferroviário
A pesquisa da CNT também mostra que a produção de locomotivas totalizou 129 unidades em 2015, alta de 61,3% ante as 80 produzidas em 2014, o melhor resultado para o segmento em 15 anos. A produção de vagões, por sua vez, passou de 4.703 unidades em 2014 para 4.683 em 2015, queda de 0,4%. A produção de carros de passageiros no setor ferroviário recuou 13,9%, passando de 374 unidades em 2014 para 322 unidades no ano passado.
Quanto à movimentação de cargas no modal ferroviário, o Anuário revela que, entre 2006 e 2015, foi registrada alta de 39,2% - passando de 238,3 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKUs) em 2006 para 331,7 bilhões de TKUs no ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog