Em Medellin, comitiva do RN comandada pelo governador recebe plano de segurança
Depois de compromissos em Bogotá, o governador Robinson Faria e auxiliares, e o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, chegaram a Medellín, na Colômbia, onde foram recebidos pelo chefe de investigação da Polícia do Departamento de Antioquia.
O encontro foi coordenado pelo general Humberto Guatibonza Carreño, comandante da Região de Polícia de Medellín.
A comitiva conheceu as ações que reduziram as taxas de homicídios em Medellín e região Metropolitana.
Entre as medidas destacadas estão a articulação de entes privados com o Governo e as políticas de comunidade, criação da Secretaria de Segurança do município de Medellin, investimentos municipais na área de segurança, setorização dos serviços de investigação criminal (“Unidad de Alertas Tempranas”), fortalecimento do serviço de inteligência e a análise sistemática dos fenômenos criminais, sua evolução e impactos na segurança.
Com estas medidas, o Governo colombiano conseguiu reduzir, consideravelmente, os assassinatos em Medellín nos últimos seis anos, passando de 2.161 homicídios em 2009 para 488 em 2015.
“Em Medellín, a filosofia de Polícia Comunitária ou Polícia de Aproximação tem protocolos bem definidos e com grande integração dos movimentos comunitários. Este trabalho tem sido fundamental para as ações preventivas de combate ao crime. Em 2015, aplicamos no RN o Ronda Cidadã que, por sinal, segue modelo semelhante e tem alcançado excelentes resultados com a redução de crimes nas áreas implantadas e aprovação de mais de 85% da população”, disse o governador.
“Antigamente tínhamos grandes problemas de segurança com taxas de homicídios que chegavam a 380 por 100 mil habitantes. Atualmente, somos referência mundial em segurança e conseguimos reduzir as estatísticas de assassinatos para 24 por 100 mil. Para se obter esta significativa redução seguimos três etapas principais que passaram pelo fim dos carteis, desmobilização de grupos paramilitares e reconfiguração do cenário criminal”, disse o subsecretário operativo da Segurança da cidade, o cientista político Andrés Felipe Preciado, que detalhou o planejamento organizacional do órgão composto por quatro subsecretarias.
O governador Robinson Faria também recebeu de Andrés Felipe Preciado o Plano Estratégico de Segurança desenvolvido pelas forças policiais em Medellín.
A comitiva potiguar conheceu ainda o Centro de Comando e Controle de Medellín que recebe cerca de 30 mil ligações diárias e tem um sistema de videomonitoramento que conta com mais de 1300 câmeras.
Fotos Christiano Couceiro
Comentários
Postar um comentário