Postado em  Hoje - 15:10

Aeroporto do RN é bem avaliado em pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante/Natal, no Rio Grande do Norte, foi bem avaliado em pesquisa da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
A Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria de Aviação da Presidência da República, registrou no 4º trimestre de 2015 o maior índice de satisfação já medido desde a primeira rodada da pesquisa, que começou em janeiro de 2013. De acordo com o último relatório, 85% dos entrevistados consideraram “bons” ou “muito bons” os 15 terminais que movimentam 80% dos passageiros no Brasil. Há três anos, só 69% atribuíam estes conceitos aos aeroportos. Numa escala que considera notas de um a cinco, a média destes terminais passou de 3,86 para 4,16, ao longo de três anos.
No 4º trimestre de 2015, os passageiros concederam ao Aeroporto de Curitiba a maior nota já alcançada por um terminal no indicador “satisfação geral” desde o início da série histórica: 4,52. Desde que a pesquisa começou a ser feita, mais de 199 mil pessoas foram ouvidas – 136.777 mil em chegadas domésticas e 62.501 por voos internacionais. Segundo a Praxian – Business & Marketing, responsável pela pesquisa de campo, o nível de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de 5%.
O resultado de cada rodada trimestral é apresentado pela Diretoria de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação por teleconferência com os gestores de cada terminal avaliado. Juntos, estudam medidas para melhorar os indicadores. O terminal de São Gonçalo do Amarante/Natal (RN) só passou a ser pesquisado no 3º trimestre de 2014. Antes, o estudo ouvia os passageiros do antigo aeroporto da capital do Rio Grande do Norte.
No 1º trimestre de 2013, só cinco dos 15 aeroportos tiveram notas acima de 4. Agora, no 4º trimestre de 2015, 12 foram considerados “bons” e “muito bons”. “Isso mostra que os gestores dos aeroportos utilizam a pesquisa como ferramenta de melhoria de gestão”, afirma o ministro da Aviação, Guilherme Ramalho.
No último trimestre de 2015, 37 dos 48 indicadores de infraestrutura, gestão e serviços avaliados pela pesquisa tiveram notas acima de 4. É o melhor resultado desde que a pesquisa começou a ser feita. Na 1ª rodada, só 15 indicadores dos 41 pesquisados na época alcançavam notas acima de 4. A partir de abril de 2014, outros sete indicadores passaram a constar da pesquisa: disponibilidade de tomadas, assentos na sala de embarque, cordialidade nas lanchonetes, tempo de fila nos restaurantes e lanchonetes, tempo de fila na área comercial, cordialidade no comércio e informação nas esteiras de bagagem.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog