Governo lança campanha de trânsito para diminuir acidentes na Páscoa
Governo lança campanha de trânsito para diminuir acidentes na Páscoa
25 março 2013
O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito
(Denatran), lançou neste domingo (24/03), em todo país, a campanha
publicitária de trânsito da Semana Santa, com o objetivo de diminuir o
número de acidentes e mortes nesse período.
No feriado da Páscoa, que neste ano ocorre entre os dias 29 e 31 de
março, muitas famílias se deslocam para visitar parentes em regiões
litorâneas e serranas, e também para participar de festas religiosas,
que acontecem em todo o Brasil.
No ano passado, dados da Polícia Rodoviária Federal apontaram que as
principais causas de mortes no trânsito durante a Semana Santa foram o
excesso de velocidade e as colisões frontais, ocasionadas por
ultrapassagens imprudentes.
Para que mais vidas sejam salvas, o Ministério das Cidades lançará a
campanha de conscientização com foco especial nos condutores de
veículos. Com uma linguagem direta e de grande impacto visual, as peças
publicitárias chamam a atenção do público para o risco da imprudência no
trânsito.
As peças se baseiam no conceito “No trânsito, a escolha é sua. Faça um
pacto pela vida”, mas são divididas em temas como ultrapassagens
perigosas, excesso de velocidade, bebida e direção e o perigo de dirigir
falando ao celular. Cada uma delas incentiva a reflexão sobre como
estamos perdendo o espirito da Páscoa quando somos imprudentes no
trânsito.
A campanha faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes –
Parada pela Vida, criado em 2011 como resposta à Organização Mundial da
Saúde, que instituiu a Década de Ações para Segurança no Trânsito –
2011/2020, com a meta de reduzir em até 50% o índice de mortalidade nas
ruas e estradas dos paísesdurante esse período.
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